quinta-feira, março 25, 2010

Ok, você venceu. Macarrons !!


Descobri hoje que o meu sagrado Le Cordon Bleu Book não tem Macaroons - fiquei sentido e maio que quis jogar o livro pela janela, como assim não tem Macaroons...
Mas o meu Food The Definitive Guide veio ao meu socorro mais uma vez, e me mostrou a verdade e me salvou da ignorância pura. Esta receita é de macaroons tradicionais, para aqueles chiques de aparência perfeita e lisa, esqueça, procure um Patissiere mais próximo de seu lar e faça amizade com ele, cubra-o de presentes e mimos, champagne e quando ele menos perceber, estará fazendo macaroons no Bar Mitzva de seu sobrinho.
O que você pode fazer é :
Forrar uma assadeira com papel arroz, tipo papel-manteiga mas comestível, misturar 110 gr. de amêndoas em pó (disponível em casas como a Barra Doce em SP), 170 gr. de açúcar e uma colher de sopa de farinha de trigo. Adicione duas claras de ovo sem batê-las, duas/três gotas de essência de amêndoas e meia colher de chá de essência de baunilha (seria ótimo ter favas de baunilha à mão, mas são estúpidamente caras) e bata tudo muito bem - com uma colher ponha a mistura em gotas grandes deixando assentar e deixando espaço para crescerem e asse por 20 minutos à 180ºC, deixe esfriar completamente e retire da fôrma. O papel arroz é o toque do livro que diz que vai grudar nos macaroons, mas se você tiver papel manteiga não custa tentar, legal seria um Silplat, um tapetinho de borracha que você forra a assadeira e não deixa nadinha grudar (mas para variar, custa uma bica)...
Aproveite esse pedacinho da França com um bom café ou chá, para presentear em uma caixa legal também é bacana e não custa Tããão caro quanto aquela garrafa de vinho que sua amiga adora, o que vale é a sua intenção e esforço para fazer um presente tão pessoal como esse, e salvar-se de comprar um Chateauneuf du Pape que iria arrasar com seus planos de um home theather.
P´roxima parada - Provence e porque não deveríamos estar tão longe de lá...

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada pela postagem dos macarrons. Realmente a qualidade dos macarrons variam muito de um lugar para outro.

Anônimo disse...

Estou animada com as receitas da Provence que vêm por aí.

 
Zilek : Immobilier Vervins
Immobilier
Vervins